Faaala você, tudo bem? Mais uma semana, mais uma peça. Sabia que você me ajudou a montar esse look? Sim, a galera lá do instagram me ajudou a escolher cores, tênis e tudo mais. É uma camiseta muito fácil de fazer, tem sim suas medidas necessárias, à partir de dessas medidas que são super básicas, você consegue fazer facilmente essa peça. As medidas necessárias são poucas, nesse projeto eu usei “fio 1000” com dois cabos, e você que me segue, sabe, que pode usar qualquer matéria prima. Com poucas folgas de vestibilidade, você consegue fazer essa peça super rápida e com um ponto muito simples, facilita ainda mais na produção da mesma. Logo abaixo você encontra a videoaula, peço inclusive que você vai lá no meu canal, deixa um like, compartilha nas suas redes para que outras pessoas tenham acesso e o meu conteúdo chegue para mais pessoas, pois no YouTube não vem entregando o meu conteúdo para os seguidores, e sei que você sabe que dependo dessas visualizações para gerar uma renda e continuar trazendo esse conteúdo pra você, e convido você a continuar lendo esse post para poder pegar mais algumas surpresas que deixei aí… Ahhh, deixa eu contar logo: Tem um PDF com o gráfico da amostra do ponto, o desenho técnico para você preencher com suas medidas e um espaço para anotações para você anotar o fio escolhido, agulha e outros detalhes à mais! Vai perder essa?
É uma peça muito simples, você vai precisar da maior circunferência do seu corpo (busto, cintura e quadril, oque for maior, é a maior circunferência do seu corpo) + 20 centímetros para a folga de vestibilidade (no meu caso que não é regra, eu tenho 110 centímetros de quadril e fiz com 130 centímetros). À partir disso, você começa a fazer em carreiras circulares com múltiplos de “4 V’s” para facilitar a divisão total da peça (com aquela dica que dei no vídeo para não atrapalhar a textura do ponto) até atingir a altura da cava (que mais uma vez não é regra e nem padrão, mas fiz 50 centímetros, pois minhas peças costumam ter 75 ou 80 centímetros de altura total). E é aí que entra o padrão.
Você vai pegar a sua peça, e vai fazer a parte da frente marcando com um fio de outra cor ou um marcador de plástico, o meio, e as laterais. Para as cavas, deixaremos 2 leques de cada lado (no total serão 4 leques, 2 para frente e 2 para trás), e seguirá metade da peça, também deixando os 2 leques centrais para a abertura do decote. Esse sim é um dos padrões da camiseta, na real, o único. O próximo passo é seguir carreiras de ida e volta até atingir 12 à 15 centímetros, e à partir do meio, você medirá a abertura total do decote que são 20 centímetros (10 centímetros contados do meio, inclusive contando com o central que você deixou para o cadarço) e vai deixar por fazer produzindo somente o ombro até completar a altura da cava.
Dica: Para a medida da cava com uma boa vestibilidade, meça seu braço, divida essa medida ao meio e acrescente 8 centímetros (no meu caso, tenho 33 cm de bíceps, dividi, que deu 17 e acrescentei 8 centímetros de folga que resultou em 25 centímetros de altura de cava. Repito: Não é regra, é o meu caso).
Depois que você produziu um lado, aí fica fácil, faz o outro lado da frente igual, por fim, você conta quantas carreiras deram e vai para as costas fazendo de forma inteira, e ao chegar na parte do ombro, você vai fazer metade das carreiras do ombro que você fez na frente. aí é mole: Emenda o ombro na carreira de leques, faz o acabamento, faz o cordão torcido (que possui vários vídeos no YouTube ensinando, só procurar por “cordão torcido” que você acha) ou uma correntinha com três fios, coloca uma ponteira, uma missanga, ou apenas um nó mesmo e partir para o abraço!
Essa peça você consegue brincar com listras, é uma peça ótima para você usar sobras de fios que estão paradas, é inclusive uma opção muito boa para meia estação, pois por conta da folga de vestibilidade e da cava que não é tão cavada, você consegue uma bracinho de fora, mas não fica tão regata, fica até com uma pegada manga oriental, sabe?
FAÇA, de verdade, assiste a videoaula, faça passo a passo seguindo o tutorial novamente, e vamos arrasar nessa primavera que está entrando. Aprendeu o ponto, aprendeu as bordas? O resto é fácil! Com a ficha técnica em mãos, vice tem um resultado muito melhor. Todo o trabalho de quebrar a cabeça para criar, fazer e desmanchar e desenvolver a metodologia de ensino, já foi feita, então você planejando o seu projeto até mesmo fazendo a amostra e descobrindo com quantas correntinha começar, é sucesso e praticidade na certa! Vou deixar abaixo o PDF para você baixar e preencher a ficha técnica com as medidas do seu corpo e faz a amostra do ponto pra você saber a quantidade necessária de correntes e carreiras. Combinado?
Vamos falar do look? Olha, essa paleta de bege, verde oliva, com essa pegada urbana que escolhi pra fotografar… Deu todo o charme! Você sabe que eu sou fotógrafo, né? E sabe também que eu mesmo que me fotografei? Sabe aquela frase do “Quem vê close, não vê corre”? É eu todo o tempo! E sobre as cores, você daqui pra frente vai ver bastante essa paleta, tenho curtido muito essa vibe e acho que vou embarcar nela e curtir até 2022, o que acha? Eu to amando e lá no Instagram, nos destaques, você consegue ver os bastidores e consegue ver mais detalhes do look que estou produzindo e logicamente já pegando as “informações tudo” e ficando por dentro das novidades.
Espero de verdade que você tenha gostado, eu sou apaixonado por essa arte e espero do fundo do coração que você tenha entendido e FAÇA! É muito fácil de fazer e o resultado da peça vem muito rápido de acordo com a produção e esse ponto em si rende bastante. Muito obrigado mais uma vez e espero você aqui em breve, hein? O blog terá conteúdo 2× na semana e espero você aqui marcando presença, combinado? Um forte abraço e… Até a próxima videoaula! Oooops, próximo post!